232744204

Estudo INCT-Acqua

O estudo coordenado pelo INCT, UFMG e Universidade de Queensland, na Austrália, revelou através de análises químicas que as concentrações de arsênio em Paracatu estão dentro dos limites de segurança aceitos nacional e internacionalmente.

O Instituto INCT-Acqua foi estabelecido por um programa criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de institutos na vanguarda do conhecimento científico e tecnológico em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País. Com uma equipe multidisciplinar do Brasil e no exterior, o INCT-Acqua oferece uma abordagem sistêmica e integrada dos problemas decorrentes da relação de atividades minerais e metalúrgicas com a qualidade da água, solo, ar e biodiversidade aquática.

Embora financiado pela Kinross, os resultados do projeto são independentes e seus autores acadêmicos altamente respeitados. O projeto em Paracatu é liderado pelos professores Virginia Ciminelli, engenheira química da Universidade Federal de Minas Gerais, Massimo Gasparon, geoquímico da Escola de Ciências da Terra da Universidade de Queensland (Austrália) e Professor Jack Ng, toxicologista certificado de renome internacional do Centro Nacional de Investigação em Toxicologia Ambiental da Universidade de Queensland.

Tendo passado os últimos seis anos estudando arsênio em Paracatu, apresentando as suas principais conclusões em conferências internacionais sobre arsênio em revistas e jornais, a equipe de pesquisa foi capaz de fornecer uma avaliação objetiva e exposição de base científica do arsênio em Paracatu.